Mãos à Obra!

A eleição de Romildo Bolzan reuniu em torno de si o que há melhor no Grêmio: a tradição personificada no novo patrono (Hélio Dourado), a continuidade e a concretização do projeto de Fábio Koff e a energia incomparável do mais novo e mais barulhento movimento político do Grêmio – o Multicampeão (que fez tremer a rampa oeste da Arena e transformou o seu QG no núcleo que reuniu gremistas de todas as origens).

Agora vem o mais difícil. Executar os projetos tão cuidadosamente concebidos. Concretizar as promessas de campanha. Arregaçar as mangas. Colocar a mão na massa. Fazer o Grêmio Multicampeão. Os projetos do marketing do Grêmio são ambiciosos e promissores. Mas o mais importante plano de geração de receitas é a ampliação e a fidelização do Quadro Social.

A meta de romper a barreira dos 100 mil sócios é antiga. Permitiria ao Grêmio dar de ombros para as cotas da televisão aberta, marcar posição contra a venda casada da transmissão aberta e do pay-per-view, contribuir para a emancipação do futebol brasileiro da influência nefasta da globalização (que pretende construir apenas dois protagonistas para um campeonato com a mesma dimensão da Copa dos Campeões da Europa).

Entretanto, essa autossuficiência somente será alcançada quando a campanha da equipe principal for tão boa que os gremistas não terão alternativa senão serem sócios do Grêmio. A partir do momento em que somente os sócios do Grêmio conseguirem comprar ingressos para jogos fantásticos, porque a preferência para a aquisição dos ingressos é dos sócios e a procura será maior que a capacidade da Arena, o céu será o limite.

Uma campanha épica. Vitórias heroicas, em sequência, desde as oitavas de final de uma competição como a Libertadores (ou pelo menos a Copa do Brasil), certamente encheria a Arena de gremistas e deixaria muitos mais do lado de fora. A meta de 100 mil sócios parecerá modesta. Uma equipe principal vitoriosa, um time Multicampeão: essa é a chave do sucesso, da autossuficiência, de um Grêmio do tamanho do Grêmio.

Guilherme Zambrano

GRÊMIO MULTICAMPEÃO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *